Para receta en Español haz click aqui
Primeiro post de 2017 e eu já estou super animada! Não fiz muitas resoluções de ano novo, mas dentre as poucas que fiz está a de melhorar e dedicar mais tempo ao Blog e aos meus leitores e seguidores amados! Então, se você está lendo esse post agora, quero agradecer do fundo do meu coração por me acompanhar nessa jornada e espero que 2017 seja um ano incrível para todos nós!! Esse mês o blog faz 1 ano e vai ter festa por aqui!!
Quem me acompanha nas redes sociais sabe que eu estava de férias com Mat na Bélgica, tomando um friozinho na cara e comendo horrores!! A gente voltou essa semana e eu decidi postar essa receita, que eu fiz lá na casa da minha sogra, para o jantar de Natal.
Tarte Tatin é uma sobremesa super tradicional da confeitaria francesa, e embora a original seja com maçã, outras frutas como pêras, damascos e ameixas também funcionam super bem. É uma sobremesa versátil, que te permite jogar com os sabores. A minha eu fiz com brandy, mas também poderia ser com whiskey, outras bebidas ou até mesmo sem bebida nenhuma.
A receita pede uma massa folhada, que você pode fazer em casa, ou comprar pronta, que nesse caso, foi o que eu fiz, porque né… nem sempre a gente ta com o espirito Julia Child/Martha Stewart de fazer as coisas. Eu ainda vou ensinar massa folhada aqui no blog, mas é uma receita que demanda tempo e trabalho, coisa que estando de férias na Bélgica ficava difícil.
Deixo aqui a receita para quem queria uma coisa rápida e fácil! Me conta o que você achou depois!!
Tarte Tatin de Maçã
Rendimento: 1 torta de 25cm de diâmetro / Tempo Total: 1h40min
Ingredientes:
- 1 massa folhada, eu comprei pronta
- 8 maças médias (ou 10 pequenas)
- 4 colh. sopa (55g) de manteiga, eu usei com sal mesmo
- 1/4 colh. chá de sal
- 1/4 xic. (60ml) de brandy ou whiskey
- 1/2 xic. + 2 colh. sopa (125) de açúcar cristal
- 1 fava de baunilha ou 1/2 colh. chá de extrato de baunilha
Modo de Preparo:
Para essa receita você vai precisar de uma frigideira com cabo de metal, ou resistente ao calor, porque a frigideira no final vai ao forno.
Pré aqueça o forno a 180ºC. Comece descascando todas as maçãs.
Corte as maçãs descascadas em quatro tirando os caroços, coloque-as em um bowl com água e vinagre ou suco de limão, para evitar que escureçam.
Na frigideira, junte o açúcar, sal, brandy, baunilha e leve a fogo médio/alto, sem mexer, até caramelizar e obter aquela cor dourada maravilhosa.
Quando o caramelo estiver pronto, baixe o fogo e com cuidado para não se queimar, organize as maçãs cortadas sobre o caramelo.
Com as maçãs na frigideira, distribua a manteiga em pedaços sobre as maçãs e apague o fogo.
obs: muitas pessoas costumam cozinhar as maçãs na frigideira com o caramelo antes de colocar a massa folhada, eu não acho necessário, porque no forno ela já vai cozinhar e absorver todo o caramelo. Também já vi gente cozinhando as maçãs em água antes de montar a torta, o que é totalmente desnecessário, não faça isso!!
Cubra tudo com a massa folhada, arrumando bem as bordas para dentro da frigideira. Fure a massa e leve ao forno pré aquecido por 40 minutos ou até que a massa esteja dourada.
Deixe esfriar por 10 minutos antes de desenformar. Desenforme em um prato ou em uma tábua e sirva quentinha com sorvete de baunilha!!
Eu não tirei fotos dela cortada, porque não durou nem um minuto. Ficou deliciosa, a maçã cozinha no forno junto com o caramelo e fica super molinha, bem saborosa! Uma dica é comer quente e logo depois de desenformar, porque com o tempo, a massa perde a crocancia devido a umidade das maçãs.
Espero que você tenha gostado dessa receita, se fizer ai na sua casa, posta lá no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca para eu poder ver as suas criações gastronômicas!! ❤