Bolo de Blueberry com Limão

Para receta en Español, haz click aqui

BoloBlueLim44

Hoje vim ensinar um bolo tão maravilhoso, que é o tipo de bolo que não dura mais de um dia na casa de ninguém! Se você é como eu e ama a mistura azedinha de blueberry com limão, continua lendo porque essa receita é ideal. Três camadas de bolo amanteigado de blueberry e limão, recheado com creme de cream cheese com limão!!

Os que me acompanham nas redes sociais já sabem que eu fiz essa receita há um tempo atrás, mas a vida esteve tão corrida nos últimos tempos, que eu não tive tempo de subir a receita! Finalmente, eu tive um dia livre (Páscoa) e aqui estou, compartilhando essa maravilha com você!

Essa receita pode parecer longa, mas é super simples de fazer, a massa do bolo é fácil e versátil, essa versão é com blueberry, mas você pode utilizar a mesma massa para outras preparações.

Bolo de Blueberry com Limão

Rendimento: 12-15 porções / Tempo de Preparo:  / Tempo Total: 3h

Ingredientes:

BoloBlueLim3

Bolo:

  • 3 xic. (375g) de farinha de trigo
  • 2 colh. chá de fermento em pó
  • 1/2 colh. chá de sal
  • 225g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xic. (450g) de açúcar refinado
  • 4 ovos
  • 2 colh. chá de extrato de baunilha
  • zest de 2 limões sicilianos
  • 3/4 xic. (180g) de leite
  • 1/4 xic. (60g) de suco de limão siciliano
  • 2 xic. de blueberry + 2 colh. sopa de farinha

Recheio de Cream Cheese com Limão:

  • 225g de cream cheese em temperatura ambiente
  • 112g de manteiga em temperatura ambiente
  • 3-4 xic. (375g – 500g) de açúcar de confeiteiro (dependendo do açúcar pode precisar mais ou menos)
  • 1/2 colh. chá de extrato de baunilha
  • zest de 1 limão siciliano
  • 1 colh. sopa (15g) de suco de limão

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno a 175ºC e unte 3 fôrmas baixas de 20cmø, ou uma fôrma alta, com papel manteiga no fundo. (se você não tiver espaço no forno para 3 fôrmas, faça em uma forma alta. Se você tiver espaço, opte por 3 fôrmas baixas).

Em um bowl, misture a farinha, o fermento e o sal.

Misture o leite com o suco de limão e reserve.

Na batedeira, com a pá, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione os ovos, um a um, o zest de limão e a baunilha. Bata bem, em velocidade média/alta, é normal que o creme pareça cortado.

BoloBlueLim6

Adicione os secos e a mistura de leite, bata até obter uma massa homogênea, esse passo tem que ser rápido, sem bater muito, para não desenvolver gluten.

BoloBlueLim10

Em um bowl, misture as blueberries com as duas colheres de farinha. Adicione essa mistura na massa e incorpore com uma espátula.

BoloBlueLim12

Divida a massa entre as três fôrmas, e espalhe com uma espátula, deixando as camadas lisas.

Asse por 25-30 minutos. Se você estiver fazendo essa receita em uma fôrma grande, o tempo vai ser maior e você tem que estar atento, pode varias entre 55-60 minutos (lembrando que ese tempo vai variar dependendo do seu forno).

Antes de retirar do forno, faça o teste do palito para saber se está bem assado. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade, desenforme os bolos e retire o papel manteiga do fundo. Corte o topo das camadas se for necesario.

Para o recheio, na batedeira, com a pá, bata o cream cheese com a manteiga até obter um creme liso. Adicione o açúcar, a baunilha, o zest de limão e o suco de limão.

BoloBlueLim23

Bata bem, até obter um creme homogêneo e consistente. As vezes os açúcares confeiteiros são diferentes dependendo da marca, pode ser que o creme necessite um pouco mais de açúcar, mas não deveria passar de 1 xíc.

BoloBlueLim24

No prato de servir, comece a montar as camadas de bolo com recheio. Eu prefiro construir camadas não muito gigantes de recheio, assim o bolo não fica tão enjoativo e também fica mais fácil de montar.

BoloBlueLim26

BoloBlueLim29

Depois de montar as camadas, faça uma capa fina de recheio nas laterais e no topo. Leve o bolo ao congelador por 10 minutos, para firmar tudo.

Retire do congelador e passe mais uma camada bonita de recheio, alisando bem com uma espátula. Eu separei um pouco do recheio e misturei com corante roxo, para fazer um efeito manchado, mas essa parte é totalmente opcional.

Para o efeito manchado, coloque um pouco do recheio colorido em alguns pontos da lateral e espalhe alisando tudo. Isso vai fazer com que as camadas se misturem naturalmente. Alise primeiro as laterais e por ultimo o topo. Eu nunca me preocupo muito com a perfeição, porque eu gosto que o bolo se veja natural!

BoloBlueLim34

Decore com algumas blueberries e raspas de limão. Você também pode usar flores!

BoloBlueLim36

Se na sua cidade faz muito calor, mantenha o bolo refrigerado. Se não faz tanto calor, pode manter o bolo a temperatura ambiente! Esse bolo é D-E-L-I-C-I-O-S-O, o limão e a blueberry dão um toque ácido que contrasta super bem com o doce do recheio!!

BoloBlueLim41

O bolo fica super macio e fofinho, as blueberries dentro ficam quase como uma geléia! Eu não molhei o bolo, porque ele ficou bem molhadinho, mas você pode molhar com uma caldinha básica de acúcar, só para dar mais umidade!

BoloBlueLim40

E ai, gostou desse bolinho? Você também pode fazer só a massa do bolo, em uma fôrma diferente e servir no chá da tarde! Espero que você aproveite essa receita e faça para a sua familia e/ou amigos, lembre-se de compartilhar a foto do seu bolo no instagram com a hashtag #thinkingsweet, assim eu posso ver e curtir tudo que você cozinha!! ❤

8 comentários em “Bolo de Blueberry com Limão

    1. Oi Monica, se o bolo já estiver com cobertura não tem problema, porque ela mantém a umidade de dentro! Mas o ideal é não deixar muitos dias na geladeira, uns 2 a 4 só! Se você precisar deixar só a massa, recomendo embrulhar em plástico filme para não perder a umidade! Uma vez que você retirar da geladeira e a massa voltar para a temperatura ambiente vai ficar igual!

      Curtir

Deixe um comentário