Bolo Mousse Floresta Negra

Para receta en Español haz click aqui

entremet.natal-29

Eu não queria acreditar, mas já é Natal! Para mim, ontem ainda era maio, mas enfim, o ano voou e aqui estamos mas uma vez a ponto de comemorar com a familia e os amigos! Esse ano, vamos passar o Natal no Chile e eu estou me desdobrando aqui para conseguir fazer uma ceia de natal ao nosso estilo brasileiro, porque a pessoa sai do Brasil, mas o Brasil não sai da pessoa! Em uma das milhões de idas aos supermercados e lojas de coisas para casa, encontrei um molde de silicone em formato de árvore de natal (que custava R$10 e estava com 70% de desconto) e não pude não comprar, porque né… necessidades! Cheguei em casa e comecei a pensar em alguma coisa para fazer com esse molde, como eu queria fazer um “entremet” há muito tempo e também queria ensinar a fazer essa cobertura super brilhante, aproveitei a oportunidade e criei esse bolo mousse floresta negra, no formato árvore de natal.

A pesar de essa sobremesa ser mais elaborada, eu acho que é super fácil de fazer e o resultado é muito compensador. Você entenderá quando fizer a sua, fica tão maravilhosa, que dá vontade de chorar de orgulho! Então por favor, faça essa receita para o seu natal!!

Bolo Mousse Floresta Negra

Rendimento: 10-12 porções / Tempo de Preparo: 2h / Tempo Total: 12h

Importante: 1 molde de silicone no formato desejado (o meu era árvore de natal)

Ingredientes:

entremet.natal

Recheio de Cereja:

  • 400g de cereja sem caroço
  • 1/2 xic. (105g) de açúcar refinado
  • 50ml de Kirsch (ou outro licor)
  • 3 folhas de gelatina (7,5g) hidratadas em água com gelo

Mousse de Chocolate:

  • 6 folhas de gelatina (15g) hidratadas em água com gelo
  • 1 1/3 xic. (330ml) de leite integral
  • 3 gemas de ovo
  • 3 colh. sopa (37g) de açúcar refinado
  • 700g de chocolate meio amargo (eu usei 65%)
  • 600g de creme de leite fresco

Glaçagem Brilhante:

  • 4 folhas de gelatina (11g) hidratadas em água com gelo
  • 1/4 xic. (62g) de água
  • 1/2 xic. (112g) de açúcar refinado
  • 1/4 xic. + 1 colh. sopa (112g) de glucose
  • 112g de chocolate branco
  • 1/4 xic. + 1 colh. sopa (80g) de leite condensado
  • corante verde

Modo de Preparo:

Para o Bolo Recheado de Cereja:

Asse o bolo em uma fôrma retangular ou redonda. Eu assei em uma redonda porque era mais próxima ao formato e tamanho do meu molde de silicone. Deixe esfriar bem e corte o bolo em duas camadas.

entremet.natal-6

Hidrate a gelatina do recheio em água com gelo, por no mínimo 10 minutos.

Em uma panela, junte as cerejas sem caroço, o açúcar e o kirsh. Deixe ferver em fogo médio por 5 minutos, retire do fogo e misture com a gelatina hidratada.

entremet.natal-7

Volte uma camada do bolo para a fôrma, recheie com a geléia ainda quente e cubra com a segunda camada. Deixe na geladeira até esfriar. Enquanto isso, faça a mousse de chocolate.

entremet.natal-8

Para o Mousse de Chocolate:

Hidrate a gelatina da mousse de chocolate em água com gelo, por pelo menos 10 minutos.

Em um bowl, a banho maria, derreta o chocolate.

Em otro bowl, misture as gemas com o açúcar, sem bater. Em uma panela, aqueça o leite até começar a ferver e retire do fogo. Misture o leite nas gemas, mexendo sem parar, para não queimar. Adicione a gelatina hidratada e misture para incorporar.

entremet.natal-9

Junte a mistura de gemas com o chocolate e misture até formar um ganache brilhante.

entremet.natal-12

Na batedeira, bata o creme de leite até ponto de chantilly. Adicione aos poucos o creme batido na mistura de chocolate e incorpore com uma espátula, sem bater para não tirar o ar do creme.

No molde de silicone, coloque uma primeira camada de mousse, enchendo 1/2 do molde. Corte o bolo no formato mais proximo ao molde, coloque no centro e cubra com mais mousse. Leve ao congelador por uma noite, ou até congelar por completo.

Desenforme do molde de silicone e volte o mousse para o congelador.

entremet.natal-16

Para a Glaçagem brilhante:

Hidrate a gelatina da glaçagem em água com gelo, por pelo menos 10 minutos. Enquanto isso, junte o açúcar, água e glucose na panela e leve a fogo médio até começar a ferver. Retire do fogo e misture com o leite condensado.

entremet.natal-19

Adicione a gelatina hidratada, e deixe o calor derreter a gelatina, misture bem. Adicione o chocolate branco de espere derreter (meu conselho é: tenha o chocolate já derretido para facilitar).

Separe a mistura em dois bowls para fazer duas cores, ou adicione o corante e faça uma única cor. Você pode dividir em muitos potes e fazer uma galaxia, é o momento para ser criativo!! Eu fiz dois tons de verde e misturei eles um pouco antes de jogar em cima do bolo. Isso é o que dá o efeito marmoreado.

entremet.natal-25

Quando a glaçagem chegar a 35ºC, ou seja, temperatura de mamadeira. Despeje sobre o bolo congelado, esse choque térmico vai fazer com que a gelatina comece a gelificar.

Dica: coloque seu bolo mousse sobre um pote menor que ele e coloque uma bandeja ou papel alumínio por baixo, assim evitamos sujar toda a cozinha, podemos reutilizar a glaçagem que sobra e também damos altura para a glaçagem cair perfeitamente.

entremet.natal-28

Quando a glaçagem terminar de cair, passe uma faca ou a espátula na borda para limpar as gotas que sobraram e passe o bolo para um prato.

entremet.natal-31

Deixe na geladeira até servir. A glaçagem brilhante é ótima porque aguenta na geladeira super bem, sem ressecar e também tem um sabor super neutro, que não interfere no sabor do que está dentro. O bolo fica bem molhadinho com o recheio de cereja, mas sem soltar água na mousse de chocolate, o que é super importante para que não se desmorone. A mousse fica consistente e super cremosa ao mesmo tempo, quanto melhor a qualidade do chocolate, melhor a textura da mousse.

entremet.natal-33

E ai, o que você achou? Muito difícil? Eu espero que você goste, faça na sua casa e comprove que é uma receita fácil de fazer e deliciosa, para surpreender a familia nessa época de festas! Se você tem alguma duvida, deixa aqui nos comentários e eu responderei!! Lembra de postar uma foto no instagram quando fizer essa receita, usando a hashtag #thinkingsweet e me marcando para que eu possa ver!! ❤

2 comentários em “Bolo Mousse Floresta Negra

Deixe um comentário