Para receta en Español haz click aqui
A parte dos doces, quem me conhece sabe que eu gosto muito de cozinhar em casa. Sempre estou provando uma nova receita ou uma nova maneira de executar uma receita antiga, e foi assim que eu “descobri” esse molho de tomate, que virou meu molho de tomate caseiro favorito de todos os tempos.
O preço do tomate está sempre variando – hora normal, hora altíssimo – e uma boa maneira de economizar na hora da compra é aproveitas quando o tomate está mais barato, comprar bastante e utilizar boas técnicas para transformarlo en um molho natural e muito mais saudável. Eu sempre compro vários quilos e vou utilizando, quando vejo que os tomates já estão muito maduros, coloco tudo no forno e mando ver no molhinho de tomate caseiro.
Para esse molho, você não precisa de um tipo de tomate especifico, é pra fazer com o que tiver de melhor no dia e no mercado, eu comprei variedades diferentes de tomate porque estavam disponíveis e bem atrativas, mas sinta-se livre para explorar com a variedade que quiser.
Molho de Tomate
Rendimento: 500g de molho pronto / Tempo de Preparo: 15 min. / Tempo Total: 1h20min.
Ingredientes:
- 1,5kg de tomates maduros
- 1/2 cebola roxa
- 2 colh. sopa de azeite de oliva
- tomilho e orégano frescos
- sal e pimenta a gosto
- 1 colh. sopa de açúcar mascavo
- 2 colh. chá de vinagre de maçã
Modo de Preparo:
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Corte os tomates em pedaços grandes (quartos ou rodelas) e a cebola em tiras, espalhe sobre uma assadeira grande e espalhe algumas ervas sobre tudo. Regue com o azeite de oliva e salpique um pouco de sal e pimenta por cima.
Leve ao forno por aproximadamente 50-60 minutos (dependendo do forno), ou até os tomates começarem a queimar nas pontinhas. Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos.
Bata tudo no liquidificador, ou na processadora de alimentos, até obter uma pasta lisa e grossa. Transfira para uma panela, adicione o açúcar, o vinagre e leve a fervura por 2 minutos a fogo médio, ajuste o sal se necesario e apague o fogo.
Deixe esfriar e guarde em recipientes limpos, na geladeira. Ou, porcione e congele, assim todas as vezes que necesitar pode descongelar uma porção.
Esse molho fica maravilhoso porque tem um sabor diferente dos molhos de tomate normais, esse sabor queimado/tostado. A cor não é um vermelho intenso, se não que um laranja forte e vivo.
Ainda essa semana usarei esse molho de tomate na Shakshuka que vou ensinar aqui no blog! Espero que você goste e faça essa receita ai na sua casa, se fizer, compartilha lá no integram com a hashtag #thinkingsweet e me marca para eu poder ver! ❤
Que maravilha… Isso sim é um molho de verdade!!!
CurtirCurtir