Para receta en Español haz click aqui
Estou tão animada com o Natal esse ano, que resolvi fazer um especial de cookies de Natal aqui no blog, o que significa que a partir de hoje vou postar 3 receitas, uma por dia, por aqui!!
Terça-feira nós vamos embarcar rumo às nossas tão merecidas férias, e vamos para a Bélgica, passar o Natal e o Ano Novo com a familia e os amigos do Mat. Eu estou super animada para essa viagem, só de pensar em tudo que nós vamos comer e ver… já faz mais de um ano que fomos, e já era tempo de voltar! Foi exatamente pensando nas férias que eu resolvi começar com a bolacha mais deliciosa, viciante e simbólica de todas, o Speculoos
Speculoos é uma bolacha belga super crocante e cheia de especiarias, que tradicionalmente é feita em moldes de madeira. É o símbolo do natal em todas as confeitarias e cafeterias da Bélgica, e como eu sou comilona, ano passado provei várias em vários lugares diferentes. Aqui no Chile é vendida no supermercado da marca Lotus, que é a mais comum e conhecida que vende speculoos industrializada.
Quando estive na Bélgica, também aproveitei para comprar o mix de speculoos, que é a mistura pronta de todas as especiarias que dão o sabor inigualável dessa bolachinha! E não vai pensando que é parecida à bolacha de gengibre, o sabor é totalmente diferente, com um toque caramelizado incrível!! Como eu já tinha a mistura pronta, não tive que comprar as especiarias, mas como no Brasil (e em lugar nenhum além da Bélgica) não vende essa mistura, eu vou deixar a receitinha aqui para você não ter desculpas para não fazer!
Mix de especiarias Speculoos:
- 5 colh. chá de canela em pó
- 1 colh. chá de noz moscada em pó
- 1 colh. chá de cravo em pó
- 1/2 colh. chá de gengibre em pó
- 1/2 colh. chá de pimenta branca moída
- 1/2 colh. chá de cardamomo em pó
- 1/2 colh. chá de semente de coentro moída
- 1/2 colh. chá de anis estrelado moído
É só misturar tudo muito bem e partir para a receita!! Essa mistura pode ser guardada por muitos meses em um potinho de vidro com tampa.
Speculoos Belga
Rendimento: 20 cookies / Tempo Total: 2h
Ingredientes:
- 1 3/4 xic. (225g) de farinha de trigo
- 2/3 xic. + 1 colh. sopa (140g) de açúcar mascavo
- 1 colh. chá de bicarbonato de sódio
- 2 colh. chá de mix speculoos
- 1/2 colh. chá de sal
- 140g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 4 colh. sopa (60ml) de leite integral
Modo de Preparo:
Na batedeira, com a pá, misture todos os ingredientes secos e a manteiga (deixando apenas o leite para o final) até obter uma farofa grossa.
Adicione o leite, e misture só até juntar a massa. Embrulhe a massa em plástico filme e leve à geladeira por 1 hora.
Pré aqueça o forno a 160ºC.
Com a massa fria, abra entre dois pedaços de papel manteiga, com 0,5cm de espessura. Corte com um cortador de sua escolha, ou molde as bolachas no molde de madeira enfarinhado.
Leve as bolachas ao congelador por 15 minutos para dar o choque de temperatura no forno, isso é fundamental para ter bolachas super crocantes. Asse por 16-18 minutos, ou até que os bordes comecem a dourar.
O bicarbonato faz com que as bolachas se expandam um pouco e pode ser que percam seu desenho. No meu caso, o desenho da madeira era um relevo bem fraquinho e acabou perdendo um pouco.
Deixe esfriar por completo. As bolachas sempre saem do forno um pouco moles, mas quando esfriam se endurecem.
Além de serem super crocantes, essas bolachas são do tipo que se desfazem na boca. Eu provei molhar um pouco no leite e o resultado foi de dar agua na boca! O sabor ficou muito parecido às originais, e a textura ficou perfeita!!
Espero que você tenha gostado dessa receita, se prepara que amanhã vem outra! Se fizer essa receita em casa, posta lá no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca para eu poder ver as suas criações gastronômicas!! ❤