Estamos na semana santa e é o momento em que todas as famílias começam a preparar as delicias para o domingo de Páscoa!! Isso me lembra quando eu era pequena e fazíamos almoços recheados de comida com sobremesas deliciosas, e é por esse motivo que eu vou dividir aqui com vocês três receitas fáceis e ótimas para fazer nessa Páscoa!
A primeira receita é uma das minhas favoritas nessas datas festivas, porém, muita gente não sabe a diferença entre um tiramisù e um pavê, o que resulta em não saber bem qual de fato é o doce que você está preparando!! Para dar uma ajudinha, eu fiz uma breve diferenciação entre eles…
O tiramisù é de origem italiana e a receita tradicional é feita com biscoito de champanhe, café, licor, cacau em pó e o seu ingrediente principal que é o Mascarpone, um queijo suave e super cremoso que tem um sabor adocicado.
Já o Pavê que todo mundo conhece e já comeu é original da frança e tem seu recheio é a base de um creme pâtissière, ou creme de confeiteiro, que pode ser acompanhado por frutas e/ou frutas secas
E qual deles vamos fazer aqui então? Baseada na definição desses doces que são tão parecidos e tão diferentes, cheguei a conclusão que vamos fazer um “TIRAMIVÊ”, que nada mais é do que a junção do tiramisù com o pavê!!
Tiramivê de Morango:
Rendimento: 1 fôrma de 30cm x 25cm / Tempo de preparo: 1h / Tempo de refrigeração: 4h
Creme Mascarpone:
- 454g de Mascarpone
- 4 claras de ovo
- 3 gemas de ovo
- 1/2 xic. (112g) + 1 colh. de sopa (12g) de açúcar refinado
Modo de Preparo:
Em um bowl, ou na batedeira, bata as gemas com 1/2 xic. de açúcar até dobrar de tamanho e ter uma cor esbranquiçada.
Adicione o queijo Mascarpone e bata por 2 minutos, ou até que tudo se incorpore.
Na batedeira, ou no braço pra fazer a academia do dia, bata as claras até começarem a espumas, adicione 1 colh. sopa de açúcar e continue batendo até ficar brilhante e formar pico firme (boa sorte para quem fizer à mão). Adicionar metade das claras no creme de mascarpone e com uma espátula incorporar suavemente (como mostra o video), em seguida, adicionar a segunda parte das claras e incorporar.
O metodo é o mesmo de quando fazemos mousse. As claras em neve dão a firmeza do mousse e o aerado que deixa tudo com uma consistência leve e suave.
Suco de Morango com vinho:
- 100g de morangos frescos ou congelados
- 10g de açúcar refinado
- 30ml de vinho branco ou Late Harvest
Em uma processadora, ou no liquidificador, bater os ingredientes até obter um suco concentrado. Eu uso o vinho Late Harvest da vinícola Chilcas (o mesmo que usei no Mouse dos apaixonados), que é um vinho doce de colheita tardia.
Montagem:
- 2 pacotes de biscoito champanhe (aproximadamente 30 biscoitos)
- Creme mascarpone que fizemos acima
- Suco concentrado com vinho que fizemos acima
- Morangos cortados em rodelas de 0,5cm
- Chantilly de baunilha (clique aqui)
Banhe metade dos biscoitos no suco de morango e organize na fôrma, formando uma primeira camada.
Em seguida, despeje todo o creme de mascarpone e com uma espátula, espalhe por toda a fôrma, formando assim a segunda camada. Por cima do creme, espalhe os morangos cortados, formando a terceira camada.
Para a quarta camada, banhe o resto dos biscoitos de champanhe e organize.
Para finalizar, cobrir com o chantilly de baunilha igual ao que eu fiz na ultima receita (aqui).
E por cima, decore com mais morangos cortados. Leve ao refrigerador por no mínimo 4 horas. Eu gosto de comer bem gelado, então sempre faço um dia antes e deixo uma noite no refrigerador.
A minha fôrma é da nossa marca de ferro fundido que se chama Brann Cookware e está AQUI.
Nos vemos amanhã com mais um especial de páscoa! ❤