Eu me lembro uma vez, quando eu estudava na Rudolf Steiner, que fui na casa de uma amiga minha que vivia perto da escola, e a moça que cuidava dela estava fazendo granola. Na hora não pareceu, mas esse dia mudou a minha vida por completo! Eu me lembro do cheiro da granola saindo do forno e de como aquilo foi tão especial para mim! Depois desse dia, eu sempre me perguntei porque as pessoas seguiam comprando granola no supermercado e pagando caríssimo, se elas podiam fazer em casa em menos de 2 horas. Eu sei que muitas pessoas não tem tempo, mas eu desafio você a tirar 2 horas de algum dia e fazer essa receita, além de não se arrepender, você vai me agradecer!
Hoje em dia, eu tenho a minha própria receita de granola, que vai mudando a cada vez que eu a faço, porque esse é o mais legal da granola, você poder alterar tudo e adicionar coisas diferentes a cada fornada! Sem contar que é extremamente fácil.
Vamos lá?! Caneta e papel na mão…
Granola Caseira
Ingredientes:
- 3 xic. de aveia em flocos
- 1/4 xic. de pistache picado grosso
- 1/4 xic. de semente de abóbora
- 1/2 xic. de amêndoa laminada ou picada grossa (pode ser com casca)
- 1/2 xic. de castanha de caju picada grossa
- 1 1/2 xic. de laminas de coco seco
- 1/4 xic. de gergelim preto e branco, linhaça e papoula (eu faço um mix)
- 2 colh. de sopa de açúcar de coco (pode ser açúcar mascavo)
- 1 1/2 colh. de chá de sal de qualidade
- 1/2 colh. de chá de canela em pó
- 1/2 colh. de chá de gengibre em pó
- 1/2 colh. de chá de cardamomo em pó
- 1 clara de ovo, ligeiramente batida
- 1/2 xic. de mel
- 1/4 xic. de azeite de oliva
- 1 xic. de cramberries desidratadas (ou uva passa)
Antes de mais nada, vou explicar um pouco sobre alguns ingredientes.
Para começar, não se assuste com o açúcar de coco, ele existe e é muito gostoso. É um pouco caro, se comparado com o açúcar mascavo, mas para essa receita só vamos usar 2 colheres de sopa, então ele rende uma vida de granola, sem contar que é mais saudável. Você pode comprar aqui, eu comprei por R$26,90 na Central do Sabor em São Paulo. Mas existe em muitos lugares, principalmente nas lojas de produtos naturais.
Já o mix de sementes é bem fácil, eu costumo colocar a mesma proporção de gergelim, linhaça e papoula em um potinho.
Eu uso um mel artesanal que vêm de uma fazenda de ervas onde temos nossa plantação de mil tipos de ervas diferentes. Esse mel não é filtrado e é super aromático, porque as abelhas só tem as flores das ervas (sou phyna). Mas você pode usar o mel normal, da o mesmo resultado!
Modo de preparo:
Pré aquecer o forno a 150ºC. Em um bowl grande, misturar todos os ingredientes secos, menos as cramberries.
Adicionar os “líquidos” e mexer bem para incorporar. Não tem problema se ficarem alguns grumos, no forno tudo vai dar certo! Olha ai a consistência do meu melzinho, delicioso!
Uma vez que tudo esta maravilhosamente misturado, extende tudo sobre papel manteiga em uma assadeira, e leva ao forno por 40 minutos. Atenção, a cada 10 minutos você deve mexer tudo na assadeira, para garantir que sua granola vai dourar lindamente por todos os lados e não vai ter grumos.
40 minutos depois, a sua casa inteira vai estar com o cheiro mais maravilhoso da sua vida (exagerada, jogada aos seus pés), e a granola vai estar lindamente dourada. Deixe esfriar na assadeira. Quando estiver fria, vai estar sensualmente crocante. Guarde em um vidro higienizado e seco, ou coloque em saquinhos e dê de presente para os seus amigos e/ou professores.
E ai? Gostaram da receita de hoje? Comentem, mandem as duvidas e perguntas! Bom começo de semana a todos!
Adorei Carol e parabéns pelo blog está fantástico…sucesso minha linda 🙂
CurtirCurtir